Onde Estamos
/site/arquivos/imagens/

Parque Nacional Anavilhanas

O Parque Nacional de Anavilhanas foi criado com o objetivo de preservar o arquipélago fluvial de Anavilhanas bem como suas diversas formações florestais, além de estimular a produção de conhecimento por meio da pesquisa científica e valorizar a conservação do bioma Amazônia com base em ações de educação ambiental e turismo sustentável. O foco é harmonizar as relações entre as comunidades do entorno e a Unidade com ações de bases sustentáveis.

O parque abrande os municípios de Novo Airão e Manaus (AM). A Unidade de Conservação apresenta formações diversas como Floresta Densa com cobertura uniforme, Floresta Ombrófila Densa, Campinarana Arbórea (terra firme), vegetação Caatinga-gapó e chavascal, além de ecossistemas fluviais e lacustres.

Atualmente, em acordo com o trade turístico da região, a visitação deve possuir um caráter educativo, conforme norteia o antigo Plano de Manejo da Unidade, que se encontra em processo de atualização. As áreas abertas aos visitantes são restritas.

Os maiores atrativos são as praias (na seca, de setembro a fevereiro), as trilhas aquáticas de igapó, as ilhas, que vistas de cima são um espetáculo inesquecível e as trilhas terrestres (ainda não abertas a visitação).

Fonte: Ministério do Meio Ambiente